top of page

Grãos

Conheça a nossa variedade de grãos

Variedades

Variedades

Bourbon Amarelo

Bourbon Amarelo

A variedade Bourbon Amarelo tem sua origem pouco conhecida, mas acredita-se que pode ser o resultado de uma mutação na cultivar Bourbon Vermelho, assim como um cruzamento natural entre Bourbon Vermelho e Amarelo de Botucatu. Suas plantas apresentam porte baixo e médio com copas de diâmetro grande. Seus frutos maduros apresentam a cor amarela e têm sementes de tamanho médio e formato curto e largo. Apesar do baixo vigor e produtividade média, seus cafés apresentam excelente qualidade de bebida.

Mundo Novo Natural

Mundo Novo

A variedade Mundo Novo é resultante de um cruzamento natural entre Bourbon Vermelho e Sumatra. Suas plantas adultas, entre 12 e 14 anos, possuem porte alto e apresentam uma produtividade alta. Seus frutos maduros apresentam a cor vermelha com sementes de tamanho médio e com formato curto e longo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

Catuaí.jpg

Catuaí Amarelo 62

A variedade Catuaí Amarelo vem de um cruzamento que uniu o vigor da variedade Mundo Novo com os frutos amarelos e o baixo porte da Caturra Amarelo. Apesar do porte baixo, suas plantas apresentam copas com diâmetro médio e uma produtividade alta. Seus frutos maduros apresentam a cor amarela com sementes de tamanho médio e formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

CATUCAÍ.jpg

Catucaí Amarelo 2SL

A variedade Catucaí Amarelo 2 SL foi aproveitada de um cruzamento natural entre Icatu e Catuaí. Suas plantas apresentam porte baixo, podendo chegar até o porte médio, com a produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração amarela e tem sementes de tamanho médio com o formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

Topazio.jpg

Topázio

A variedade Topázio é resultante de um cruzamento natural entre Mundo Novo e Catuaí Amarelo. Suas plantas adultas, com 7 anos, apresentam porte de baixo a médio, com o diâmetro da copa médio e uma produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração amarela e suas sementes são de tamanho médio com o formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

Asa Branca.jpg

Asa Branca

A variedade Asa Branca é resultante da seleção das copas 65 e 66 de Acauã. Essas geraram uma planta mais produtiva e uniforme. Muito similar ao Acauã, suas plantas têm porte baixo e médio com produtividade alta. Seus frutos maduros apresentam coloração vermelha escura com sementes médias de formato curto e largo. Apesar da maturação tardia, apresenta imunidade à ferrugem e um alto vigor. Seus cafés possuem uma qualidade de bebida boa.

Tupi RN.jpg

Tupi RN

A variedade Tupi RN é resultado de um cruzamento entre Villa Sarchi e Híbrido de Timor. Suas plantas apresentam porte baixo e diâmetro de copa médio e apresentam produtividade alta. Seus frutos maduros apresentam cor vermelha escura e suas sementes têm tamanho grande e formato curto e largo. Seus cafés têm qualidade de bebida boa.

CATUCAÍ.jpg

Catucaí 24/137

A variedade Catuaí 24/137 é resultado de um cruzamento entre Caturra Amarelo e Mundo Novo. Suas plantas apresentam porte baixo e uma produtividade alta. Seus frutos maduros apresentam a cor amarela com sementes de tamanho médio e formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

Icatu Amarelo.jpg

Icatu Amarelo

A variedade Icatu Amarelo é resultante de um cruzamento natural entre Icatu Vermelho e Bourbon Amarelo ou Mundo Novo Amarelo. Suas plantas apresentam porte de alto, com o diâmetro da copa muito grande e produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração amarela e suas sementes são de tamanho médio com o formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

Icatu.jpg

Icatu Vermelho

A variedade Icatu Vermelho é resultante de um cruzamento interespecífico entre C. canephora (Robusta) e Bourbon Amarelo. Suas plantas apresentam porte de alto, com o diâmetro da copa muito grande e produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração vermelha e suas sementes são de tamanho médio com o formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

ARARA NATURAL SELETIVA.jpg

Arara

A variedade Arara é resultante de um cruzamento natural entre Obatã e Catuaí Amarelo. Suas plantas apresentam porte de baixo, com o diâmetro da copa médio e produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração amarela e suas sementes são de tamanho médio com o formato oblongo e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

Acauã Novo.jpg

Acauã Novo

A variedade Acauã Novo é resultante de um cruzamento entre Mundo Novo e Sarchimor. Suas plantas apresentam porte de baixo e médio, com o diâmetro da copa médio e produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração vermelha e suas sementes são de tamanho médio com o formato oblongo e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade de bebida boa.

NATURAL 2.jpg

Catiguá MG2

A variedade Catiguá MG2  é resultante de um cruzamento entre Catuaí Amarelo e o Híbrido de Timor (UFV 440-10). Suas plantas apresentam porte de baixo, com o diâmetro da copa pequeno e produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração vermelha e suas sementes são de tamanho pequeno com o formato curto e largo. Seus cafés apresentam uma qualidade excelente.

Mundo Novo Natural

Acaiá

A variedade Acaiá é resultante de uma seleção de plantas individuais da cultivar Mundo Novo. Suas plantas apresentam porte de alto, com o diâmetro da copa grande, alto vigor e produtividade alta. Seus frutos maduros têm coloração vermelha e suas sementes são de tamanho grande com o formato longo e estreito. Seus cafés apresentam uma qualidade boa.

Terreiro de concreto
Fazenda_edited.png
bs.png
Processos

Processo de Autoria

A estrutura do pós-colheita da Fazenda São Sebastião foi idealizada para que todos os anos a produção de cafés especiais pudesse ser realizada com todo cuidado e acompanhamento necessários. Além dos lotes maiores, é possível produzir micro lotes e nano lotes com diferentes processos que resultam em cafés com diferentes perfis sensoriais.

Aproveitando estas vantagens que a fazenda passou a oferecer, no ano de 2019, o "Processo de autoria”. Ele consiste em oferecer a possibilidade para os compradores dos cafés passarem a orientação de como gostariam que fosse realizado o processamento do café após a colheita. Esta orientação pode ser realizada à distância ou presencialmente.

Em 2020 foi realizado o primeiro cupping resultado deste projeto no JKim Armazém, parceiro da Fazenda São Sebastião. Neste cupping todos os participantes foram convidados a provar os lotes de autoria daquela safra e dar a pontuação para cada um. Uma forma de trocar experiências e prestigiar os profissionais do café envolvidos no processo.

Fazenda_de_cafe_evento_processo_de_autoria_familia_kim.jpg.jpg
Fazenda_de_cafe_evento_processo_de_autoria_grandes_nomes.jpg.jpg
Fazenda_de_cafe_evento_processo_de_autoria.jpg
bottom of page